A Imagem do Mal
Após seu banimento do Céu, Satanás
iniciou sua jornada em busca de novos adeptos para o seu governo e,
infelizmente, encontrou na Terra receptividade para os seus enganos. Seu
intuito a partir de então foi, além de usurpar o domínio deste mundo,
anular a influência de Deus no homem e estabelecer a sua personalidade
orgulhosa e ambiciosa.
Através da própria humanidade, Satanás tem: disseminado o desprezo a Deus e a tudo que esteja relacionado a Ele (II Tessalonicenses 2:3-4); deturpado continuamente os ensinos das Sagradas Escrituras (cf II Pedro 3:14-16) e, perseguido os que não se envolvem em seus artifícios (Apocalipse 12:17).
Esses motivos conduzem a terceira mensagem angélica a advertir
fortemente todo aquele que se submete as orientações desse anjo maligno:
“Se alguém adora a besta e a sua imagem e recebe a sua marca na fronte ou sobre a mão, também esse beberá do vinho da cólera de Deus, preparado, sem mistura, do cálice da Sua ira, e será atormentado com fogo e enxofre, diante dos santos anjos e na presença do Cordeiro. A fumaça do seu tormento sobe pelos séculos dos séculos (…)” (Apocalipse 14:9-12)
A mensagem do primeiro anjo proclama o evangelho eterno e convida à restauração da verdadeira adoração a Deus como Criador(a); o segundo anjo adverte contra todas as formas de adoração originadas em mecanismos humanos(b) e,
finalmente, o terceiro anjo proclama o mais solene aviso divino contra a
adoração da “besta e de sua imagem”; que em última análise, envolve
todo aquele que rejeita o evangelho da justificação pela fé.
A besta descrita em Apocalipse 13:1-8representa a Igreja de Roma que se uniu com o Estado, e dominaram o mundo cristão durante vários séculos(c); ela foi descrita por Paulo como o “homem da iniquidade” (II Tessalonicenses 2:3-10), e por Daniel como o “chifre pequeno” (Daniel 7:8; Daniel 7:19-25; Daniel 8:9-12).
A imagem da besta representa a forma de religião apóstata que se
desenvolverá quando as igrejas protestantes, tendo perdido o verdadeiro
princípio da Reforma, também se unirão(d) com o Estado a fim de impor às pessoas os seus falsos ensinos herdados da Igreja Romana (Apocalipse 13:11-15). Essa união será a perfeita “imagem da besta”, ou seja, será semelhante ao domínio mantido no passado pela Igreja Católica Apostólica Romana.
A mensagem
do terceiro anjo proclama a mais solene e assustadora advertência da
Bíblia. Revela que aqueles que se submeterem à autoridade humana durante
a crise final da Terra estarão adorando a “besta e a sua imagem” em vez
de estar adorando a Deus. Durante esse conflito final duas classes
distintas se desenvolverão. Uma classe advogará o evangelho das
maquinações humanas e adorará a “besta e a sua imagem”, trazendo essas
pessoas sobre si próprias as mais terríveis consequências. A outra
classe, em acentuado contraste, viverá de acordo com o verdadeiro
evangelho e guardará “os mandamentos de Deus e a fé em Jesus” (Apocalipse 14:12).
“Aqui está a perseverança dos
santos”. Satanás fará o possível para obrigar os remanescentes a
unirem-se ao movimento apostatado e para isso “ele fará uso de todas as
formas de engano da injustiça” (II Tessalonicenses 2:10 cf Mateus 24:23-24); não prevalecendo seus artifícios, ameaçará com isolamento e morte (Apocalipse 13:15).
Entretanto, manterão a integridade até o fim aqueles que alicerçaram a
vida em Jesus. Nessa hora tenebrosa os filhos de Deus se sustentarão
fortemente na Bíblia e não renderão homenagem a ninguém, exceto a
Cristo.
A fé em Jesus e a obediência aos mandamentos de Deus1 representam
dois aspectos importantes na vida cristã. Estes mandamentos são
reflexos do caráter de Deus, pois expõem a norma de Sua justiça; e o
Senhor deseja que cada pessoa a desenvolva. No entanto, elas são
impedidas por causa da condição pecaminosa que as dominam, pois “a
mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo.” (Romanos 8:7). Apesar de seus melhores esforços o homem continuamente está destituído da glória de Deus (Romanos 3:23),
porém, Jesus veio para capacitar e restaurá-lo à Sua imagem. Veio para
mostrar como é o Pai, ampliando neste sentido o significado de Sua lei.2 O homem pode guardar os requisitos divinos unicamente por meio do poder de Cristo e refletir assim a imagem divina (Romanos 8:3-4).
A igreja remanescente honra os mandamentos de Deus e os observa, não
por legalismo, mas por revelação do caráter e vontade de Deus; por causa
da direção que eles conduzem o verdadeiro coração regenerado.3
A questão final envolverá a falsa e
verdadeira adoração, o verdadeiro e o falso evangelho. A terceira
mensagem angélica dirige a atenção do mundo para as consequências de se recusar a
aceitação do eterno evangelho e das mensagens divinas que convidam à
restauração da verdadeira adoração. Ela descreve vividamente os
resultados finais das decisões das pessoas no tocante à adoração. A
decisão por certo não é fácil, pois qualquer que seja ela, envolverá
sofrimento. Aqueles que optam por adorar a Deus sofrerão a ira do dragão
(Apocalipse 12:17) e, num determinado momento chegarão a ser ameaçados de morte (Apocalipse 13:15),
ao passo que aqueles que escolhem adorar a “besta e sua imagem” lhes
recairão as sete últimas pragas e finalmente enfrentarão o “lago de
fogo” (Apocalipse capítulos 15 e 16; Apocalipse 20:14-15).
Contudo, ainda que ambas as decisões
impliquem sofrimento os resultados finais são diferentes. Os adoradores
do Criador escaparão da ira mortal do dragão e estarão em pé com o
Cordeiro no Monte Sião (Apocalipse 7:2-4; Apocalipse 14:1 cf Joel 2:32).
Os adoradores da besta e de sua imagem por sua vez recebem a plenitude
da ira de Deus e morrem na presença dos santos anjos e do Cordeiro (Apocalipse 14:9-10; Apocalipse 20:11-15).
Toda e qualquer pessoa terá de decidir a
quem adorará. Se alguém escolher a justificação pela fé, isto será
demonstrado em sua participação no culto que Deus aprova; se alguém escolher a justificação pelas obras, isto será demonstrado por sua participação numa forma de culto que Deus proibiu, mas que a besta e sua imagem ordenam – uma adoração produzida à imagem do homem (cf II Tessalonicenses 2:3-4; Gênesis 4:3-7).
Deus não pode aceitar esta última forma de adoração porque ela oferece
prioridade aos mandamentos dos homens e não aos mandamentos de Deus (Marcos 7:7-9)(e). Ela procura a justificação através das obras dos homens e não pela fé que decorre da completa submissão ao Deus Criador, Redentor e Recriador.4 A terceira mensagem angélica é, em sua essência, uma mensagem de justificação pela fé.
Deus tem Seus filhos em todas as igrejas, mas é através da igreja remanescente que Ele proclama a mensagem que deverá restaurar a verdadeira adoração; mediante o chamamento de Seu povo para fora dos círculos da apostasia, os prepara para o retorno de Cristo. Reconhecendo que muitos dentre o povo de Deus ainda deverão unir-se ao povo remanescente, este tem clara percepção de suas imperfeições e fraquezas quando tentam executar sua solene missão. Percebem que é unicamente através da graça de Deus que lhes será possível cumprir sua monumental tarefa. À luz do breve retorno de Cristo e da necessidade de preparo para encontrá-Lo, o compassivo e urgente chamado de Deus é encaminhado: “Retirai-vos dela, povo Meu, para não serdes cúmplices em seus pecados e para não participardes dos seus flagelos; porque os seus pecados se acumularam até ao Céu, e Deus Se lembrou dos atos iníquos que ela pratic“Os terríveis juízos pronunciados contra o culto à besta e sua imagem (Apocalipse 14:9-11) deveriam levar todos a diligente estudo das profecias para aprenderem o que é o sinal da besta, e como devem evitar recebê-lo. As massas populares porém, cerram os ouvidos à verdade, volvendo às fábulas. Olhando para os últimos dias, declarou o apóstolo Paulo que: ‘não suportarão a sã doutrina; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, juntarão mestres para si mesmos, segundo os seus própriosdesejos.’ (II Timóteo 4:3). Chegamos, já, a esse tempo. As multidões rejeitam a verdade das Escrituras, por ser ela contrária aos desejos do coração pecaminoso e amante do mundo; e Satanás lhes proporciona os enganos que amam.”5
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