Translate

A verdade da ressurreiçao dos mortos,veja,parte 1-2-3-4


A Verdade da Ressurreição dos Mortos Parte 1


INTRODUÇÃO
1- A Origem do Mal
expulso2
“Então Satanás e seus anjos foram expulsos para a Terra!” (Apoc 12:7-12)
-Você pode ler a história completa de Lúcifer em Isaías 14:11-18; Ezequiel 28:13-19; e Apocalipse 12:4-12.
A Bíblia diz que existem milhões de anjos criados. (Daniel 7:10) Entre eles havia um querubim que trabalhava próximo do trono de Deus. Ele era considerado bom e perfeito até o dia que pecou contra o Altíssimo. A Bíblia diz que ele elevou o seu coração de forma orgulhosa por causa de sua formosura. (Ezequiel 28:17). Por causa de seus sentimentos malvados ele acabou por corromper a sua sabedoria e sem explicação nenhuma se revoltou contra Deus. Seu objetivo era derrubar Deus do trono e se tornar igual a Ele. (Isaías 14:14). Para poder conseguir isso ele conseguiu convencer 1/3 (um terço) dos anjos do céu a ficar do seu lado. (Veja que em Apocalipse 12:4 a cauda do Dragão arrasta 1/3 das estrelas do Céu. O Livro de Jó, no capítulo 38:4-7 afirma que estrelas são símbolos para anjos). Ele prometeu um governo melhor do que o divino, aonde os anjos não teriam que obedecer a Lei de Deus.
Guerra Total: Então a Bíblia diz que o Capitão do Exército de Deus (Josué 5:13-15), o arcanjo Miguel teve que intervir para acabar com a rebelião. Arcanjo significa: aquele que está acima dos anjos. Miguel significa: Quem é como Deus? Apocalipse 12:7 continua a história dizendo que houve guerra no céu entre Miguel e seus anjos e Satanás e os anjos que ficaram ao seu lado. No entanto, Lúcifer perdeu a guerra e junto com a terça parte dos anjos celestiais foi expulso para a Terra!
Dessa forma, o mal chegou a nosso recém criado planeta que se viu no meio de um conflito de proporções cósmicas. Até nesse ponto da história já se percebe um engano terrível que a Bíblia Sagrada não aprova: a idéia da existência do inferno. A Bíblia não diz que Satanás foi expulso para o inferno, mas sim para a Terra. O próprio Jesus declarou que viu Satanás caindo do Céu como um raio. (Ver Apocalipse 12:9 e Lucas 10:18). A idéia de um inferno a arder eternamente é contra o que a Bíblia ensina do destino dos maus.
Depois de sua expulsão do Céu, Lúcifer usou uma serpente como médium levando Adão e Eva a pecarem contra Deus. Veja Gênesis capítulo 3. Desde então os seres humanos perderam a imortalidade e ficaram sujeitos a influência dos anjos maus ou espíritos de demônios como são popularmente conhecidos. Mas, Deus em sua onisciência já sabia que isso poderia acontecer e formulou um plano de salvação que redimisse os seres humanos e mantivesse todo o universo livre da rebelião ou do pecado. Esse plano foi formulado antes da criação da Terra (Ap 13:8, Colossenses 1:26, 2:2) e aplicado na vida e morte de Cristo.
Mas foi na batalha do Éden que Satanás lançou a maior de todas as mentiras que se arraigou na cultura da humanidade. Vamos analisá-la à seguir:

2- A Primeira Mentira do Querubim Caído
eva4
A maior mentira já inventada pelo inimigo de Deus para enganar o ser humano foi pela primeira vez proclamada no Jardim do Éden:
Deus disse: “Se Vocês Comerem do fruto… Morrerão”, ou seja, O “Salário do Pecado é a Morte”. “A Alma Que Pecar Morrerá”! Genesis 3:3; Romanos 6:23; Ezequiel 18:4 e 20.
Satanás Disse: Podem Pecar a Vontade… “É Certo Que Não Morrereis”. Genesis 3:4.
Para apoiar sua pretensão de controlar o nosso planeta e impedir as pessoas de se preparar para a Volta de Jesus, que é o dia que os santos serão ressuscitados e serão imortalizados, Satanás inventou a idéia de que existe vida após a morte, de que a alma é imortal e que ninguém precisa se preparar para se encontrar com o grande Juiz. Ao lado desta grande mentira está o espiritismo, a Nova Era e a idéia oriental da reencarnação:
Para saber tudo sobre o que biblicamente ocorre após a morte  e sobre a ressurreição dos mortos leia os capítulos a seguir.
criacao-explicativa
Observação sobre a ilustração acima: as escrituras afirmam que através de Cristo o Pai criou todo o Universo. Ver João 1:3, 10, Colossenses 1:15-17. Repare no plural “façamos” usado em Gênesis 1:26.
Capitulo 1 A alma humana é mortal ou imortal?
1- COMO FOI CRIADO O HOMEM? MORTAL OU IMORTAL[1]?
  1. Homem é mortal
“Eu, eu sou aquele que vos consola; quem, pois, és tu, para que temas o homem, que é mortal, ou o filho do homem, que não passa de erva?” Isaias 51:12
  1. Homem foi criado do pó da Terra.
A ciência comprova que os elementos encontrados no pó da terra: oxigênio, fósforo, cloro, flúor, cálcio, ferro, magnésio‚ potássio e manganês se encontram presentes no organismo humano.
“Então formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra, e lhe soprou nas narinas o fôlego da vida, e o homem passou a ser alma vivente.” Gênesis 2:7.
  1. Homem passou a ser alma vivente
Note que ao receber o fôlego da vida o homem passou a ser alma vivente (ser vivo). O Senhor não colocou dentro do homem uma alma. Ele se TORNOU alma vivente, e NÃO RECEBEU A ALMA. Podemos concluir que: PÓ DA TERRA+ FOLÊGO DA VIDA = ALMA VIVENTE. A alma é o corpo com o fôlego da vida.
2- QUEM É O ÚNICO SER IMORTAL?
Deus Pai Todo Poderoso
…Que guardes o mandato imaculado, irrepreensível, até a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo, a qual em suas épocas determinadas, há de ser revelada pelo bendito e único soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores, único que possui a imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver. A Ele honra e poder eterno. Amém. I Tim 6:14-16.
3- A ALMA É IMORTAL?
Não.
“Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá”. Ezeq. 18:4
“A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai levará a iniqüidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá sobre ele”. Ezeq. 18:2
4- COMO MORRE A ALMA? O QUE É A MORTE?
A alma morre quando Deus retira o fôlego da vida do corpo, que entra em estado de decomposição e se torna novamente pó
“E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu”. Ecles 12:7
“No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás”. Gen 3:19
CORPO – FOLÊGO DA VIDA = MORTE
Note que em Eclesiastes o escritor usa o termo espírito. O que significa isto? A palavra espírito, usada neste verso, é traduzida como “fôlego da vida” em Eclesiastes 3:19. Ela vem da palavra hebraica ruach, que quer dizer “alento”, “fôlego”, “respiração”.
Não é como pretendem os espíritas uma parte espiritual consciente e viva do homem que se separa do corpo por ocasião da morte. Note que em Eclesiastes 3:19 o autor iguala a morte de homens com a dos animais:
“Porque o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais, e lhes sucede a mesma coisa; como morre um, assim morre o outro; e todos têm o mesmo fôlego, e a vantagem dos homens sobre os animais não é nenhuma, porque todos são vaidade. Todos vão para um lugar; todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó”. Ec 3:19
5- A QUE ESTADO A MORTE É COMPARADA?
Ao estado sonoNa Bíblia, a morte é chamada “sono” 54 vezes. A morte é um sono sem sonhos, no qual não temos consciência de nada.
Os escritores bíblicos tinham em mente a correta concepção do que é a morte, neste caso aquilo que conhecemos como a primeira morte, (primeira morte é aquela que sofremos antes do juízo final onde os ímpios finalmente irão sofrer a Segunda morte e nunca mais voltarão a vida). Para eles esta morte era comparada a um sono. O próprio Cristo, fez esta comparação, ao se referir a Lázaro, como se ele estive dormindo, quando o mesmo já se encontrava morto.
“Isto dizia e depois lhes acrescentou: Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou para despertá-lo. Disseram-lhe, pois, os discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo. Jesus, porém, falara com respeito à morte de Lázaro; mas eles supunham que tivesse falado do repouso do sono. Então, Jesus lhes disse claramente: Lázaro morreu” João 11:11-14.
Paulo também sempre que se referia a morte como um sono. Não mencionava que as pessoas estavam mortas, mas sim dormindo.
  1. I Coríntios 15:6: Depois, foi visto por mais de quinhentos irmãos de uma só vez, dos quais a maioria sobrevive até agora; porém alguns já dormem.
  2. I Coríntios 15:20: Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem.
  3. I Coríntios 15:51: Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos,
  4. I Tessalonicenses 4:13: Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança.
    I Tessalonicenses 4:14: Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem.I Tessalonicenses 4:15 Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem.
6- OS MORTOS TEM CONSCIÊNCIA? OS MORTOS SABEM O QUE ACONTECE NO MUNDO DOS VIVOS? PODEM ELES INTERFERIR NOS ASSUNTOS DESTE MUNDO? PODEM OS MORTOS PREVER O FUTURO?
Por que esta comparação da morte com o sono? Por que quem está dormindo está inconsciente em algum momento irá despertar. Se os mortos estão dormindo, não podem revelar o futuro nem auxiliar os que estão vivos. Vários textos bíblicos indicam que os mortos não sabem de nada e não interferem nas coisas deste mundo.
Vejamos abaixo:
  1. Não sabem o que se passa entre os vivos:
“Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento. Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol… Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma”. Ec 9:5,6, 10.
  1. Não louvam ao Senhor
“Os mortos não louvam ao SENHOR, nem os que descem ao silêncio”. Salmo 115:17
  1. Não pensam
“Sai-lhe o espírito, volta para a terra; naquele mesmo dia perecem os seus pensamentos”. Salmos 146:4.
7- ONDE ESTÃO OS MORTOS?
Os bons Não estão no Céu
Se os mortos estivessem no Céu, certamente louvariam a Deus; mas este texto declara que eles partiram para o silêncio.
“Os mortos não louvam o Senhor, nem os que descem a região do silêncio.” Salmos 115:17.
Os maus não estão no inferno
Pois ainda ninguém recebeu a recompensa por seus atos, nem os bons nem os maus. Isto acontecerá no futuro, quando Cristo voltar a Terra, em duas etapas, os justos receberem sua recompensa na ressurreição da vida e os ímpios na ressurreição da condenação [o juízo final] (ver pergunta 8)
E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras. Apocalipse 22:12 (Galardão significa recompensa)
Estão dormindo no pó da terraEstão nos túmulos!
“Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz”. João 5:28
A palavra cemitério significa dormitório. Remontando à etimologia da palavra cemitério (do grego koimetérion, ‘dormitório’; pelo latim coemeteriu, recinto onde se enterram e guardam os mortos)
Quando Jesus ressuscitou ao terceiro dia, disse a Maria: “Não me detenhas; porque ainda não subi para meu Pai …” S. João 20:17. Ele morreu, Seu corpo ficou descansando na sepultura.

[1] A Bíblia diz que o salário do pecado é a morte (Romanos 6:23) e a alma que pecar morrerá (Ezequiel 18:4). Adão e Eva foram criados imortais, mas pecaram e perderam o direito a vida eterna. Todos os seus descendentes pecaram e por isso a morte veio a todos como retribuição. (Romanos 3:23) O único que jamais pecou foi Jesus Cristo, que sendo o cordeiro imaculado morreu não para pagar a sua pena, mas a pena daqueles que cressem nEle. (Hebreus 4:15, 7:26 e 9:28).

Veja A Verdade da Ressurreição dos Mortos Parte 2